13 de out. de 2010

Novas formas de destacar sua empresa

A disputa pelo consumidor sempre foi uma característica marcante no mundo dos negócios. Atualmente, o cliente quer sempre mais por menos. Mostra o que quer comprar, quanto e como quer pagar. Os concorrentes estão com seus diferenciais competitivos cada vez mais próximos, e para a empresa ganhar o consumidor precisa correr para mostrar preço e qualidade.
Um plano de marketing e comunicação devem considerar dois temas de fundamentais importâncias para a excelência de uma empresa: a concorrência e a “cadeia de valor”.
Para ser exato no mapeamento da concorrência deve-se compreender com clareza toda a “cadeia de valor da indústria” que é formada basicamente por clientes, parceiros e fornecedores.
Um desafio para os gestores de marketing está em descobrir os pontos fortes e fracos de cada concorrente, com o simples objetivo de premeditar seus próximos passos. Esta previsão possibilita a fazer a estratégia do plano de marketing e a comunicação a fim de bloquear, ou neutralizar, o impacto dos programas de marketing e vendas dos concorrentes.
Em ambientes de mercado altamente competitivos os produtos são muito similares e, consequentemente, suas ofertas para o cliente, o que leva à decisão de compra pelo menor preço.
Neste momento entra o branding (gestão de marcas) que é o conjunto de práticas e técnicas que tem como objetivo construir e fortalecer uma marca forte para um produto, uma linha de produtos ou serviços. Quando a identificação positiva se torna forte o bastante, a marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido.
Através de uma marca diferenciada, a empresa poderá sair da guerra de preços, ganhar espaço na comparação com concorrentes, estar sempre presente na lembrança das pessoas na hora da compra.
A marca é responsável pela decisão de compra. As pessoas compram marcas e não apenas produtos. A marca representa os hábitos das pessoas e expressa até mesmo à personalidade da maioria.
Ao iniciar o plano estratégico, o branding atua como orientador das organizações, apoiando sua análise e recuperação, oferecendo suporte em todas as etapas do planejamento estratégico.
As mudanças no mercado estão acontecendo de forma rápida, mas essas transformações só afirmam a importância e o destaque que as marcas tem e terão no futuro. As empresas devem ter uma boa imagem, acima de tudo necessitam gerar riqueza e ter uma relação honesta e eficaz com seus públicos.

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