26 de mar. de 2010

TRANSPARÊNCIA PARA ALINHAR O PÚBLICO INTERNO AO EXTERNO

A comunicação interna é fundamental para definir uma organização e agregar valor a sua marca e produtos. A eficiência desse trabalho está diretamente relacionada à clareza das informações que chegam aos colaboradores sobre planos e estratégias para avançar em um mercado em constante transformação. Nesse sentido, a maneira como essas informações são instrumentalizadas é determinante para calibrar o discurso coletivo e influenciar no comportamento de toda a equipe. O que fortalece ainda mais os propósitos da corporação.
Nesse momento, em que a comunicação interna está sendo gestada, transparência, objetividade, determinação e criatividade são palavras-chaves, pois o conteúdo a ser disseminado não pode falsear a dimensão real do negócio, nem subestimar a capacidade de compreensão do colaborador. Mas pode e deve servir de estímulo para um novo salto, que coloque a visão geral da corporação sempre em um nível acima, como um desafio para que cada um se movimente e busque no sucesso individual alavancar o coletivo, estabelecendo um clima de competitividade saudável e empolgante.


Com uma comunicação interna bem definida, certamente a qualidade da comunicação externa será um desdobramento do discurso que circula nos corredores da empresa. A falta de sintonia entre comunicação interna e externa é um caminho perigoso, que tende a se revelar contraproducente, se não fatal, ao longo do tempo. Ou seja, para que a comunicação externa tenha eficácia e perenidade é necessário que o público interno compreenda bem as principais mensagens da empresa e seu posicionamento perante clientes e a sociedade. Para que isso aconteça de maneira saudável e sem ruídos, é recomendável que cada ação externa seja comunicada, explicada e incorporada ao ambiente organizacional.

A harmonia entre comunicação interna e externa tem que ser o ponto de partida em uma empresa que se propõe estar à frente em um cenário de busca constante de novas bases conceituais de gestão e produtividade. Sem contar que o estado de espírito do todo proporciona um ambiente motivador, capaz de educar, construir novos valores e valorizar indivíduos. Por isso, todo líder de setor precisa saber da importância de uma boa comunicação para o andamento do negócio, porque ele deve ser o primeiro comunicador entre sua equipe e a direção. Conforme a dinâmica do mundo corporativo avança, a comunicação entre as partes envolvidas no processo também precisa ser refinada e repotencializada.
Tornou-se lugar comum dizer que a integração dos colaboradores só é possível quando eles próprios têm a sensação de que são importantes na estratégia da empresa. Ou seja, o sucesso do empreendimento estará sempre mais próximo se nenhum gestor tiver receio de abrir os canais por onde trafegam com saúde e vigor os valores e a visão estratégica da corporação. É também chover no molhado dizer que uma empresa com imagem externa comprometida não é uma marca cultivada como referência positiva pelo mercado. O desafio, portanto, não é saber o básico sobre relacionamento organizacional interno e externo, é aplicar com eficiência o básico para sentir a força de atração do salto seguinte.

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