7 de jun. de 2011

Liderança e profissionalismo


Liderar é um processo que exige certo talento, mas é o resultado do trabalho que comprova a eficácia de um líder, pois demonstra se ele sabe ou não fazer o que precisa ser feito. Alcançar as metas é uma demonstração básica de que a virtude do profissional está em sintonia com os objetivos da empresa.
Nesse sentido, o líder precisa saber exatamente o que a empresa quer dele e o que ele pode oferecer à empresa. Não pode haver falta de sintonia nessa relação, que se consolida a partir da discussão e compreensão do plano estratégico desenhado pela diretoria. Estratégia, por sinal, que precisa estar no horizonte do possível.
É conhecida a tese de que um grande líder é aquele que escolhe sempre os melhores soldados para fazer parte de sua equipe. Líder medíocre escolhe assessores medíocres. A lógica vale para uma guerra, para um governo e também para uma empresa. Em uma corporação, a qualidade da equipe reflete a visão de sua liderança.


Há uma preocupação permanente em qualquer equipe sobre os limites entre o líder e os seus liderados. Os seguidores precisam acreditar na força de quem comanda. Isso não quer dizer, necessariamente, que o carisma é fundamental, mas que os valores defendidos pelo líder são inquestionáveis e os objetivos da empresa são claros e plausíveis.

A força dos colegas e subordinados deve funcionar como um instrumento a favor do grande líder, que não teme concorrência e sabe que a empresa deve continuar seu caminho mesmo quando ele não estiver lá. Ser líder é saber construir líderes. É deixar que os valores humanos se desenvolvam e permeiem toda a equipe, em proveito do bem comum e do desenvolvimento da corporação.

Acima de tudo, um líder é aquele que ganha a confiança dos colegas, sem que tenha que impô-la à força. Isso não significa que as pessoas precisem gostar dele, nem concordar com ele. Mas sim, que o respeite, a partir de uma demonstração evidente de sua integridade e coerência. Não se estabelece padrões duradouros diante de uma liderança questionável.

Profissional

Todo líder tem que ser, acima de tudo, um profissional. E profissional não é aqueles que sabe fazer bem o que ser propõem a fazer, mas sim, aquele que tem a excelência de seu ofício como princípio e atua com ética, em respeito aos valores morais de uma sociedade.

Profissional é aquele que se ruboriza quando alguém pergunta se seu serviço ficou bem feito. Porque a pergunta já é uma demonstração de que existe a possibilidade de ele não ter cumprido sua missão corretamente, o que não é nada profissional.

Texto elaborado por Sr. Luiz Antonio Balaminut - Contador/Advogado. Acesse: www.balaminut.com.br
www.webleis.com.br
http://luizbalaminut.blogspot.com
www.twitter.com/webleis 












Nenhum comentário:

Postar um comentário