Constantes inovações no mercado exigem mudanças de posturas e atitudes dos gestores. Nesse novo cenário, a liderança assume especial importância para o sucesso da empresa.Liderança
Ser líder é ter uma missão e visão compartilhada, educar e treinar os colaboradores para que toda a organização atue na mesma sintonia. É orientar e encorajar as chefias a identificar a direção a ser seguida, para que a instituição possa competir no futuro, com um comportamento ético e transparente. Enfim, é ter uma equipe para planejar, executar, verificar e corrigir rumos.
O líder precisa estar à frente das mudanças, ouvindo as pessoas e o mercado, criando um ambiente organizacional apropriado à autonomia, melhorias contínuas, inovações e aprendizado organizacional.
O líder precisa estar à frente das mudanças, ouvindo as pessoas e o mercado, criando um ambiente organizacional apropriado à autonomia, melhorias contínuas, inovações e aprendizado organizacional.
Organizações inteligentes são capazes de compartilhar suas experiências - com clientes, concorrentes, parceiros e fornecedores, de forma que lhes permita criar e ter sucesso, através de:
• líderes visionários, que inspirem uma missão compartilhada;
• líderes abertos ao novo, visto que o sucesso do passado não garante o sucesso do futuro;
• líderes que tratem a velha questão do PODER sob uma NOVA perspectiva;
• líderes com visão sistêmica;
• líderes estrategistas;
• líderes em constante aprendizado.
Constância de propósitos
A verdadeira virtude de um líder é a persistência. Será considerado inteligente, como diria Piaget, cada vez que superar um obstáculo. É ser capaz de ir além das iniciativas, ter "constância de propósitos", gerando inovações e melhorias contínuas.
O papel do líder não é ditar as decisões finais, mas certificar-se de que as decisões que a equipe está tomando se enquadram na visão da empresa.
A direção da empresa precisa estabelecer e compartilhar estratégias, transmitir valores claros, visíveis e comunicar as expectativas de resultados.
As estratégias, valores e expectativas precisam considerar as necessidades de todas as partes interessadas, ou seja:• os clientes, que esperam serviços de qualidade;
• os acionistas, que desejam um bom resultado do seu investimento;
• as pessoas que trabalham na organização, que aspiram por satisfação no trabalho e oportunidades de crescimento;
• a comunidade, que percebe as ações positivas e negativas dos produtos e serviços oferecidos.
A aplicação destes fundamentos implicam, em geral, em:
• estabelecer e compartilhar uma clara visão de futuro da organização;
• estabelecer metas e objetivos desafiadores para a organização;
• criar, sustentar e inspirar valores, responsabilidades sociais, comportamento ético e justo em todos os níveis da organização;
• propiciar os recursos necessários;
• encorajar e reconhecer a contribuição das pessoas;
• ter constância de propósitos, adequados ao modelo adotado de gestão;
• analisar pessoalmente (alta direção) e efetivamente o desempenho da organização com base em informações e análises.
Principais benefícios:
• consolidação de valores, objetivos e expectativas, através do exemplo da alta direção;
• inspiração e motivação aos empregados para contribuírem, aprenderem e inovarem;
• uniformização e sintonia de informações nos diferentes níveis hierárquicos da organização.
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